Ginecológico

Ginecológico

O que é?

O câncer ginecológico se desenvolve em órgãos que fazem parte do aparelho reprodutor feminino, tais como o colo uterino, endométrio, ovário, vulva e vagina. Por se tratarem de patologias silenciosas, é preciso que as mulheres mantenham uma rotina de consultas e exames periódicos para a identificação precoce.


TIPOS DE CÂNCER GINECOLÓGICO

Câncer de colo de útero

É um dos canceres mais comuns na população feminina no Brasil. O colo de útero é a porção inferior do útero que fica dentro da vagina. Esse tipo de câncer tem, como fator de risco, o tabagismo, a infecção por HPV (Papilomavírus humano) e a infecção por HIV (Vírus da imunodeficiência humana).

Tanto o HIV, quanto o HPV têm transmissão via sexual, mas o HIV também tem transmissão sanguínea importante. Hoje é indicado rastreamento (check-up para detecção precoce) de câncer de colo de útero para todas as mulheres dos 21 aos 65 anos (ou enquanto apresentar vida sexualmente ativa) com colpocitologia oncótica (também conhecido como “Papa”, “Papanicolau”, “Preventivo”), um exame facilmente realizado pelos ginecologistas em consulta médica de rotina.

A vacinação contra o HPV também é indicada como medida de prevenção para mulheres entre 9 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos.

Câncer de ovário

O câncer de ovário ocorre principalmente em mulheres entre 60 e 70 anos. Apresenta, como fatores de risco, nunca ter engravidado, antecedente familiar, BRCA1 e BRCA2, Síndrome de Lynch. É conhecido que uma ou mais gestações, uso de anticoncepcional oral e amamentação são fatores de proteção. Seu rastreamento não é recomendado.


O quadro clínico geralmente é a presença de massa palpável pélvica, dor pélvica, aumento do volume abdominal.


Câncer de corpo de útero

O câncer de corpo de útero geralmente tem a sua origem no endométrio, camada mais interna que reveste o útero. Acomete mulheres de qualquer idade, mas ocorre, na maioria dos casos, durante a menopausa. Tem como principal apresentação sangramento vaginal em pacientes pós-menopausa.


Câncer de vagina

O câncer de vagina consiste em um tipo de tumor bastante raro, que pode estar relacionado ao papilomavírus humano (HPV). Outros fatores de risco são: histórico familiar ou pessoal de lesões pré-cancerígenas, pessoas imunossuprimidas e idade avançada.


Câncer de vulva

O câncer de vulva é uma doença rara, que acomete mulheres entre 65 e 70 anos, embora possa surgir em pacientes mais jovens. O câncer se manifesta como uma úlcera que se desenvolve lentamente ao longo dos anos. Tem como fator de risco o papilomavírus humano (HPV). Também é possível relacionar a doença a mulheres imunossuprimidas, com histórico de lesões pré-cancerígenas, tabagismo e idade avançada.


Sinais e sintomas

  • Dor pélvica persistente;
  • Aumento do volume abdominal;
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Perda de peso;
  • Alterações na pele/mucosa da vulva e vagina.


Como se prevenir?

A prevenção para o câncer ginecológicodeve ser feita nas consultas de rotina com o ginecologista. Hoje é indicado rastreamento (check-up para detecção precoce) de câncer de colo de útero, para todas as mulheres dos 21 aos 65 anos (ou enquanto apresentar vida sexualmente ativa), com colpocitologia oncótica (também conhecido como “Papa”, “Papanicolau”, “Preventivo”), um exame facilmente realizado pelos ginecologistas em consulta médica de rotina. A vacinação contra o HPV também é indicada, como medida prevenção, para mulheres entre 9 e 45 anos e homens entre 9 e 26 anos.


Voltar para a página TIPOS DE CÂNCER